O Ensino Fundamental I corresponde a primeira etapa da chamada Educação Básica no Brasil, e conglomera do 1o (primeiro) ao 5o (quinto) ano.
Nesta fase, a escola passa a ter uma nova dimensão para a criança, que começa a ter consciência de suas potencialidades. As exigências são outras, aparecem novos desafios e os estudos pedem maior concentração e dedicação. É também neste período que se inicia a ampliação do processo de ensino-aprendizagem: noções conceituais surgem de maneira mais explícita para explicar o mundo, e conteúdos acadêmicos são apresentados paulatinamente para colaborar para a construção de conceitos que devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno.
A nossa proposta para o Ensino Fundamental I é valorizar a aprendizagem de uma postura cidadã, com posicionamento crítico e responsável, respeitando as habilidades, as múltiplas inteligências e os diferentes saberes dos educandos, desenvolvendo assim uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito, a formação da consciência, a persistência, o empenho e a destreza para superar desafios.
Na intenção de oferecer ao aluno as linguagens específicas de cada área, a partir do 3o (terceiro) ano, a escola trabalha com professores graduados nas disciplinas específicas.
O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas: