A educação escolar constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização, ligado intimamente às demais práticas sociais. (Libâneo)
A educação é um processo que busca o desenvolvimento humano integral, pois envolve a formação de qualidades individuais em um determinado contexto de relações sociais, operando como um instrumento gerador de transformações sucessivas, tanto no sentido histórico quanto no de desenvolvimento da personalidade. É a base para a aquisição da autonomia, fonte de visão, e fator de progresso econômico, político e social. A educação é o elemento de integração e conquista do sentimento de cidadania.
Nessa perspectiva se delineia a Proposta Pedagógica do Centro Educacional Primeiro Espaço, cuja base está focada na concepção teórica Sócio-Interacionista, fundamentada em grandes nomes da educação, como Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire.
Atendendo aos princípios supramencionados, o Centro Educacional Primeiro Espaço reconhece e valoriza o modo singular pelo qual cada criança se situa no mundo, pois ela é única em sua individualidade e constrói seu conhecimento a partir de suas interações sociais, o que lhe permite criar e atribuir significado ao que lhe cerca.
Ao assumir essa proposta, a escola pretende formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, de forma crítica, partícipe e criativa.